Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Aberta nos anos 90, o que mais chama a atenção na via é uma fissura em arco para a direita. Estando na base da parede de frente para a fissura, chega-se a base da fenda por uma pequena trilha à direita da mesma. A via começa com um diedro em oposição clássica, IV grau, protegido em Stoppers de médios a grandes e/ou Friends médios e pequenos. A oposição termina numa pequena chaminé horizontal, com cerca de 7m, e passadas de III grau, protegida preferencialmente por TCU's e Friends pequenos. Na saída da chaminé você irá encontrar um grampo de 1/2", onde se sugere parar por conta do forte atrito da corda, ficando com o esticão com cerca de 25m. A partir daí, começa a segunda enfiada que, apesar de curta, é o crux da via. Saia para a direita acompanhando um tetinho que está logo acima. Na base de uma grande laca há um piton, costure e siga na direção da laca. Ao catar na laca, faça-o com "carinho", pois ela é meio oca apesar de aparentar firmeza. Siga os grampos até a base de uma canaleta e pare neste ponto. A partir daí, suba a canaleta protegendo com TCU's e, de preferência, Tricams pequenos. A canaleta é meio cega para proteger. Lance de IV corajoso. Recomenda-se parar no final da canaleta pois, a partir daí, os lances ficam muito grandes e foi feito apenas um acesso ao final da parede. Não é difícil, mas nem se pode pensar em cair. Para descer, são necessárias duas cordas. A extensão da via é aproximada.
Fonte: Marcos Madeira
Equipamento mínimo necessário:
Stoppers de médios a grandes e/ou Friends médios e pequenos
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários